Blumenau já é a Capital Brasileira da Cerveja, uma das 10 cidades do Brasil que mais registraram novos rótulos em 2018, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Quanto às fábricas, Santa Catarina é a terceira no país em número de cervejarias. Realiza todos os anos o principal concurso de cervejas do país, e também o principal evento cervejeiro, o Festival Brasileiro da Cerveja.
Você pode conferir mais informações do mercado cervejeiro nesse post http://www.zamia.com.br/o-mercado-cervejeiro-no-brasil/
Agora, oficialmente lança o Vale da Cerveja. Uma associação que reúne inicialmente cervejarias de cinco cidades da região. Contanto também com a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), a única escola superior especializada em cerveja da América Latina. Na ocasião do lançamento que ocorreu ontem, dia 20/05, os representantes das 10 cervejarias que fazem parte da Associação também escolheram Daniel Reginatto da Cervejaria Container, o primeiro presidente com mandato até 2021. Inclusive o presidente do Vale da Cerveja é o entrevistado desta semana da nossa Websérie Sob o Copo, onde o entrevistado fala da fundação da Container e também do mercado cervejeiro.
Os objetivos da Associação Vale da Cerveja, que é uma entidade sem fins lucrativos, é a aproximação das marcas e o fortalecimento do segmento na região. Estimulando o turismo e o combate às prática ilegais do setor, entre outras demandas dos cervejeiros artesanais. Uma cerveja colaborativa com a participação de todas as cervejarias que fazem parte dessa fase inicial do Vale da Cerveja, será lançada nos próximos meses. O estilo escolhido é uma Helles, tradicional cerveja da Escola Alemã.
Integram o Vale da Cerveja além da ESCM, as seguintes cervejarias:
Alles Blau; Balbúrdia; Berghain; Blauer Berg; Blumenau; Container; Das Bier; Hersing; Schornstein; Wunder Bier.
Podem participar do Vale da Cerveja cervejarias que tem sede nos municípios de Blumenau; Gaspar; Indaial; Timbó; Pomerode, e que tem produção média de 250 mil litros de cerveja ao mês, sendo que o volume total permitido para fazer parte da Associação, é de três milhões de litros por ano.
Sobre a Zamia:
Fundada na cidade de Blumenau/SC, hoje conhecida por ser a Capital Brasileira da Cerveja, a Zamia, é a maior produtora de Bolachas de Chopp da América Latina. Atende ao mercado nacional, exportando também para o Mercosul e Europa.
Quer saber mais? Entre em contato conosco ou visite nossa loja virtual.
zamia@zamia.com.br
(47) 3323-2002
#zamia
#webserie
#sobocopo
#bolachasdechopp
#bolachadecerveja
#portacopos
#conteudocervejeiro
#valedacerveja
#turismocervejeiro
#cervejaartesanal
#culturacervejeira
#cerveja
#beer
#craftbeer
#beerculture