A cerveja artesanal brasileira segue conquistando mercado. Os fatores para que isso ocorra são evidentes. A qualidade que é diferenciada perante às chamadas mainstream, e também o público que está se tornando cada vez mais exigente. No Vale do Itajaí, onde está localizada a Zamia – Maior Produtora de Bolachas de Chopp da América Latina, a produção de cerveja artesanal ocorre desde 1996, com a fundação da Cervejaria Borck, na cidade de Timbó.
Porém, somente em 2002, com o surgimento da Cervejaria Eisenbahn de Blumenau, é que a região começou realmente a respirar cerveja artesanal. A proposta da cervejaria foi de resgatar a tradição cervejeira da cidade. Seguindo a Reinheitsgebot, (você pode ler mais sobre essa Lei aqui: http://www.zamia.com.br/o-que-significa-reinheitsgebot/) aliada com o trabalho de marketing desde o início, a marca conquistou reconhecimento nacional e internacional. Atualmente a cervejaria é controlada pelo Grupo Heineken, que ampliou esse trabalho de marketing, inclusive criando um reality show do concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn, que teve a primeira edição ainda fora das telas em 2007.
É inegável que a Eisenbahn foi inspiração para muitos apreciadores decidirem começar a fazer cerveja em casa. Algumas dessas pessoas inclusive acabaram transformando o hobby em profissão. Atualmente, estamos em Maio/2019, e a cerveja artesanal brasileira continua em um constante caminho de crescimento. Algumas tendências apontam para quais serão os estilos de cerveja da vez. Para 2019, pelo menos três tendências em estilos devem ser concretizar.
BRUT IPA
A IPA, ainda é um dos estilos mais apreciados e descobertos por quem passa pelas tradicionais Lager, estilo que na maioria das vezes é a porta de entrada das cervejarias artesanais para atrair mais consumidores. Essa mesma IPA, ao longo do tempo passou por variações que vão desde as Session IPA, um pouco menos carregada de amargor e também menos alcoólica, até as Black IPA, e as Brett IPA, ou nos últimos dois anos aqui no Brasil, a New England IPA que começou a surgir. Então, agora é a hora da IPA se reinventar novamente. O que começou timidamente em 2018, com algumas cervejarias apostando nesse estilo, em 2019, vão surgir mais cervejarias nacionais que farão as Brut IPA, estilo que é assim chamado por ser extremamente seca, uma terminologia que vem dos espumantes e vinhos. Assim, as Brut IPA, tem caráter cristalino e possuem aroma intenso de lúpulos. Já existem algumas em garrafa e em lata disponíveis no mercado.
Aposta em design e embalagens
A volta para usar latinhas no envase das cervejas é uma das tendências que vão se firmar ainda mais em 2019. Algumas cervejarias já partiram para esse campo, seguindo muito o que outras já fazem há algum tempo. Umas das que talvez tenha começado essa maneira de envase no Brasil, e seguiu firme nesse propósito é a Dogma de São Paulo. Os rótulos são sempre criativos e as latas na maioria tem os 473ml. A Bierland de Blumenau é uma das cervejarias que partiu para esse mercado e tem todas as cervejas que são comercializadas com o envase em lata.
Ingredientes nacionais e cerveja em barril
As Catharina Sour, já estão firmadas no mundo cervejeiro, principalmente depois da oficialização do estilo no BJCP, mas, o Brasil ainda tem muito o que utilizar de ingredientes nacionais além das frutas. Ingredientes ou madeiras. A tendência é para que as cervejarias cada vez mais façam uso dos barris de madeira em 2019. Tanto maturadas em barris de vinho, whisky, ou cachaça. As cervejarias brasileiras já passaram pelo período que foi de experimentação e descobertas dessa maneira de fabricar cerveja, e agora novas receitas podem surgir, ganhando também em qualidade do produto final. Aqui, voltamos aos ingredientes brasileiros, pois as Sour, também possuem versões Barrel Aged.
Essas são tendências que ainda tem toda a metade do ano pela frente para serem provadas. Mas, com a projeção de que o número de cervejarias no Brasil, chegue em 1.000, até o fim de 2019, (em 2018, foram abertas 889 cervejarias – o artigo completo você pode acompanhar nesse link: http://www.zamia.com.br/o-mercado-cervejeiro-no-brasil/),
o mercado cervejeiro brasileiro das artesanais se consolida cada vez mais. Conquista mais e mais apreciadores, e o que é melhor, esses apreciadores gradualmente estão buscando mais conhecimento sobre o assunto.
Sobre a Zamia:
Fundada na cidade de Blumenau/SC, hoje conhecida por ser a Capital Brasileira da Cerveja, a Zamia, é a maior produtora de Bolachas de Chopp da América Latina. Atende ao mercado nacional, exportando também para o Mercosul e Europa.
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